Pular para o conteúdo principal

AMAZÔNIA UNIDA! (Folha de SP, 02) A cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica começa na terça-feira (8) em Belém do Pará

 

AMAZÔNIA UNIDA!

(Folha de SP, 02) A cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica começa na terça-feira (8) em Belém do Pará. Boa oportunidade para o Itamaraty seguir com a reativação, no âmbito regional, da liderança na pauta ambiental dilapidada por Jair Bolsonaro (PL).

Em 2025, a capital paraense também sediará a COP30. A trigésima edição da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima será decisiva para enfrentar o aquecimento da atmosfera, que já produz eventos extremos como a onda de calor em regiões do hemisfério Norte.

A maior contribuição brasileira para a crise climática vem do desmatamento da Amazônia e do cerrado —sem contar a devastação da mata atlântica no século anterior.
Cerca de 40% da floresta amazônica está presente em outros sete países: Bolívia, Colômbia, Equador,

Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O governo brasileiro se comprometeu a reduzir a zero o desmatamento até 2030, mas convém ampliar e repartir o impacto dessa estratégia engajando os participantes da cúpula no esforço.

Uma proposta é adotar metas comuns para diminuir o corte raso da mata, que libera carbono na atmosfera. Nem todas as nações amazônicas pactuaram com a diminuição de emissões florestais, mas deveriam seguir o exemplo do maior país da América do Sul.

Há outros ruídos, como o relacionado à exploração de petróleo, fonte de combustíveis fósseis (gasolina, diesel e gás natural) cuja queima emite gases do efeito estufa. O presidente colombiano, Gustavo Petro, cobra de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definição quanto a sustar novos projetos de extração, ao menos na Amazônia.

O Planalto não se posicionou, e a Petrobras mantém planos de perfurar poços na foz do rio Amazonas. Em maio, o Ibama recusou licença para as obras; a estatal, porém, anunciou que vai insistir.

Não se trata de ideologia, ambientalista ou antiambientalista, mas de tomar decisões técnicas sopesando benefícios e malefícios da extração. Em face da ameaça representada ao clima da Terra, e em nome da coerência com o objetivo de desmatamento zero, cabe a Brasília o ônus da prova.

Dito de outro modo, Lula precisa convencer a opinião pública, dentro e fora do país, de que a produção de petróleo novo é tão imprescindível quanto conciliável com a redução das emissões brasileiras, na medida justa e suficiente para eliminar sua contribuição às mudanças devastadoras do clima.

O mundo precisa descarbonizar toda a economia até 2050, e nenhuma nação pode se omitir.

Créditos Ex Blog do Cesar Maia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Segurança - Países amazônicos criam Centro de Cooperação Policial Internacional para proteger a floresta

  LFS Segurança - Países amazônicos criam Centro de Cooperação Policial Internacional para proteger a floresta. Encontro com os representantes dos países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A Polícia Federal brasileira participou nesta sexta-feira (23) do encontro com os representantes dos países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), na sede da organização em Brasília. Créditos Sputnik, leia matéria: https://noticiabrasil.net.br/20240824/paises-amazonicos-criam-centro-de-cooperacao-policial-internacional-para-proteger-a-floresta-36178932.html -------- Grupo LFS Segurança no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Fz6Hp7PYQ5z73Ln63btAss --------

Exército Brasileiro realiza Formatura para o Comandante da 16ª Bda Inf Sl com a presença de Veteranos

Exército Brasileiro realiza Formatura para o Comandante da 16ª Bda Inf Sl  com a presença de Veteranos      COESÃO E INTEGRAÇÃO Formatura para o Comandante da 16ª Bda Inf Sl com a presença de Veteranos Valorizando os Veteranos e fortalecendo o sentimento de pertencimento, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (@8bis_exercito) realizou, no dia 16 de julho, uma formatura por ocasião da visita de inspeção do General de Brigada Francisco de Assis Costa Almeida Junior, Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (@16bdainfsl_exercito). A atividade também marcou a despedida do Comandante da 16ª Bda Inf Sl da Guarnição de Tabatinga. A solenidade contou com a presença de militares da ativa e veteranos da região do Alto Solimões, simbolizando a união entre gerações e a continuidade dos valores militares. O evento reforça a coesão da tropa, a integração com os eternos guerreiros de selva da Unidade e a valorização dos recursos humanos que ...

Em Manaus, Lula anuncia R$ 500 milhões para combater a seca na Amazônia - créditos PT

  Em Manaus, Lula anuncia R$ 500 milhões para combater a seca na Amazônia Dos 62 municípios amazonenses, 61 tiveram reconhecimento federal de situação de emergência, em razão da estiagem. Medidas anunciadas buscam garantir a navegabilidade segura e o escoamento de insumos Publicado em  10/09/2024 17h36  - atualizado às 20h57 Ricardo Stuckert Lula: “Estamos aqui para levar muito a sério essa necessidade de combater a seca, o desmatamento e o fogo" O presidente Lula anunciou um conjunto de medidas para enfrentar a grave seca que afeta a Amazônia, na noite desta terça-feira (10), em Manaus. Durante encontro com prefeitos da região, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Lula destacou as ações federais para mitigar os impactos da estiagem severa, uma das mais graves dos últimos 45 anos. Pelo menos 330 mil foram pessoas impactadas pela situação de emergência nos municípios da Amazônia Legal afetados. A estiagem tem afetado gravemente os 62 municípios d...