Pular para o conteúdo principal

AMAZÔNIA UNIDA! (Folha de SP, 02) A cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica começa na terça-feira (8) em Belém do Pará

 

AMAZÔNIA UNIDA!

(Folha de SP, 02) A cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica começa na terça-feira (8) em Belém do Pará. Boa oportunidade para o Itamaraty seguir com a reativação, no âmbito regional, da liderança na pauta ambiental dilapidada por Jair Bolsonaro (PL).

Em 2025, a capital paraense também sediará a COP30. A trigésima edição da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima será decisiva para enfrentar o aquecimento da atmosfera, que já produz eventos extremos como a onda de calor em regiões do hemisfério Norte.

A maior contribuição brasileira para a crise climática vem do desmatamento da Amazônia e do cerrado —sem contar a devastação da mata atlântica no século anterior.
Cerca de 40% da floresta amazônica está presente em outros sete países: Bolívia, Colômbia, Equador,

Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O governo brasileiro se comprometeu a reduzir a zero o desmatamento até 2030, mas convém ampliar e repartir o impacto dessa estratégia engajando os participantes da cúpula no esforço.

Uma proposta é adotar metas comuns para diminuir o corte raso da mata, que libera carbono na atmosfera. Nem todas as nações amazônicas pactuaram com a diminuição de emissões florestais, mas deveriam seguir o exemplo do maior país da América do Sul.

Há outros ruídos, como o relacionado à exploração de petróleo, fonte de combustíveis fósseis (gasolina, diesel e gás natural) cuja queima emite gases do efeito estufa. O presidente colombiano, Gustavo Petro, cobra de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definição quanto a sustar novos projetos de extração, ao menos na Amazônia.

O Planalto não se posicionou, e a Petrobras mantém planos de perfurar poços na foz do rio Amazonas. Em maio, o Ibama recusou licença para as obras; a estatal, porém, anunciou que vai insistir.

Não se trata de ideologia, ambientalista ou antiambientalista, mas de tomar decisões técnicas sopesando benefícios e malefícios da extração. Em face da ameaça representada ao clima da Terra, e em nome da coerência com o objetivo de desmatamento zero, cabe a Brasília o ônus da prova.

Dito de outro modo, Lula precisa convencer a opinião pública, dentro e fora do país, de que a produção de petróleo novo é tão imprescindível quanto conciliável com a redução das emissões brasileiras, na medida justa e suficiente para eliminar sua contribuição às mudanças devastadoras do clima.

O mundo precisa descarbonizar toda a economia até 2050, e nenhuma nação pode se omitir.

Créditos Ex Blog do Cesar Maia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Segurança - Países amazônicos criam Centro de Cooperação Policial Internacional para proteger a floresta

  LFS Segurança - Países amazônicos criam Centro de Cooperação Policial Internacional para proteger a floresta. Encontro com os representantes dos países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A Polícia Federal brasileira participou nesta sexta-feira (23) do encontro com os representantes dos países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), na sede da organização em Brasília. Créditos Sputnik, leia matéria: https://noticiabrasil.net.br/20240824/paises-amazonicos-criam-centro-de-cooperacao-policial-internacional-para-proteger-a-floresta-36178932.html -------- Grupo LFS Segurança no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Fz6Hp7PYQ5z73Ln63btAss --------

Exército Brasileiro realiza Formatura para o Comandante da 16ª Bda Inf Sl com a presença de Veteranos

Exército Brasileiro realiza Formatura para o Comandante da 16ª Bda Inf Sl  com a presença de Veteranos      COESÃO E INTEGRAÇÃO Formatura para o Comandante da 16ª Bda Inf Sl com a presença de Veteranos Valorizando os Veteranos e fortalecendo o sentimento de pertencimento, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (@8bis_exercito) realizou, no dia 16 de julho, uma formatura por ocasião da visita de inspeção do General de Brigada Francisco de Assis Costa Almeida Junior, Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (@16bdainfsl_exercito). A atividade também marcou a despedida do Comandante da 16ª Bda Inf Sl da Guarnição de Tabatinga. A solenidade contou com a presença de militares da ativa e veteranos da região do Alto Solimões, simbolizando a união entre gerações e a continuidade dos valores militares. O evento reforça a coesão da tropa, a integração com os eternos guerreiros de selva da Unidade e a valorização dos recursos humanos que ...

A cachorra caramelo, conhecida pelo nome "Cotia", viralizou nas redes sociais por conduzir a tropa da cavalaria da Polícia Militar do Amazonas

  A cachorra caramelo, conhecida pelo nome "Cotia", viralizou nas redes sociais por conduzir a tropa da cavalaria da Polícia Militar do Amazonas, durante um patrulhamento de rotina na zona oeste de Manaus. A cabo Andreza Medeiros afirmou que a Cotia "já é da família" e deu detalhes do dia a dia da cadela. Créditos R7, leia mais: https://noticias.r7.com/record-news/videos/cachorra-caramelo-viraliza-apos-conduzir-tropa-da-cavalaria-da-pm-em-manaus-am-assista-03042024