Pular para o conteúdo principal

Forças de segurança brasileira apreendem 23,9 toneladas de minérios extraídos ilegalmente na Amazônia

 

Forças de segurança brasileira apreendem 23,9 toneladas de minérios extraídos ilegalmente na Amazônia

2022-08-11 12:46:45丨portuguese.xinhuanet.com

Rio de Janeiro, 9 ago (Xinhua) -- O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira que as forças de segurança apreenderam 23,9 toneladas de minérios (cassiterita, ouro e mercúrio) e 36 aeronaves, além de prender 25 pessoas na Operação Guardiões do Bioma, realizada em terras indígenas contra a exploração ilegal de minérios.

Segundo divulgou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação foi realizada entre 5 de julho e 7 de agosto na Terra Indígena Yanomami, em plena Amazônia.

De acordo com o Diretor de Operações do Ministério da Justiça, Fernando Oliveira, as operações têm como objetivo "tornar inviável" o comércio do garimpo ilegal.

"O foco é o estrangulamento da logística do garimpo. Sabemos que dentro das terras indígenas, o garimpo tem uma logística, uma cadeia logística muito forte que inclui aeronaves, combustível, suprimento, alimentação, internet, rádio de comunicação, e o foco dessa operação é combater essa cadeia logística, é estrangular, fazer com que esse suprimento não chegue de forma alguma aos garimpeiros", ressaltou.

A operação, que contou com a participação de 12 instituições federais, também fiscalizou aeródromos, pistas de pousos, aeroportos, pontos de abastecimento e aeronaves; bloqueios fluvial e rodoviário; monitoramento de hectares; destruição de motores, geradores e esteiras, além de medidas administrativas. Também foram feitos 712 atendimentos de saúde à população indígena.

Maior reserva indígena do país, a Terra Indígena Yanomami é alvo recorrente de garimpeiros que extraem ouro e cassiterita da floresta. A ação impacta diretamente na vida dos indígenas, os mais afetados pela destruição ambiental causada pela exploração dos minérios.

A estimativa é que mais de 20 mil garimpeiros atuam ilegalmente na reserva, onde vivem mais de 28 mil pessoas do povo Yanomami. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Segurança - Países amazônicos criam Centro de Cooperação Policial Internacional para proteger a floresta

  LFS Segurança - Países amazônicos criam Centro de Cooperação Policial Internacional para proteger a floresta. Encontro com os representantes dos países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). A Polícia Federal brasileira participou nesta sexta-feira (23) do encontro com os representantes dos países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), na sede da organização em Brasília. Créditos Sputnik, leia matéria: https://noticiabrasil.net.br/20240824/paises-amazonicos-criam-centro-de-cooperacao-policial-internacional-para-proteger-a-floresta-36178932.html -------- Grupo LFS Segurança no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Fz6Hp7PYQ5z73Ln63btAss --------

LFS INFRAESTRUTURA: Amazônia tem mais de 3 milhões de km de estradas não oficiais, aponta estudo inédito

Amazônia tem mais de 3 milhões de km de estradas não oficiais, aponta estudo inédito   Rio de Janeiro, 24 ago (Xinhua) -- A floresta amazônica, a maior do mundo, tem 3,46 milhões de quilômetros de estradas, dos quais mais de 3 milhões não são estradas oficiais, segundo um estudo inédito. A estimativa foi apresentada em um artigo publicado este mês na revista especializada Remote Sensing por pesquisadores do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Os autores trabalharam com um algoritmo elaborado para detectar estradas rurais a partir de imagens de satélite referentes ao ano de 2020. A extensão equivale a nove vezes a distância entre a Terra e a Lua (384.400 quilômetros). Consideradas como um dos principais vetores do processo de desmatamento e de queimadas, essas vias são construídas por madeireiros, garimpeiros, grileiros (ocupantes ilegais), além de proprietários de terra, muitas vezes a partir de rodovias oficiais. Elas cortam, em muitos casos, florestas ainda p...

Exército Brasileiro realiza Formatura para o Comandante da 16ª Bda Inf Sl com a presença de Veteranos

Exército Brasileiro realiza Formatura para o Comandante da 16ª Bda Inf Sl  com a presença de Veteranos      COESÃO E INTEGRAÇÃO Formatura para o Comandante da 16ª Bda Inf Sl com a presença de Veteranos Valorizando os Veteranos e fortalecendo o sentimento de pertencimento, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (@8bis_exercito) realizou, no dia 16 de julho, uma formatura por ocasião da visita de inspeção do General de Brigada Francisco de Assis Costa Almeida Junior, Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (@16bdainfsl_exercito). A atividade também marcou a despedida do Comandante da 16ª Bda Inf Sl da Guarnição de Tabatinga. A solenidade contou com a presença de militares da ativa e veteranos da região do Alto Solimões, simbolizando a união entre gerações e a continuidade dos valores militares. O evento reforça a coesão da tropa, a integração com os eternos guerreiros de selva da Unidade e a valorização dos recursos humanos que ...