#ProjetoBrunoeDom:
No Médio Rio Javari, um rio de fronteira que divide Brasil e Peru, o narcotráfico e o roubo de madeira pressionam as aldeias da Terra Indígena Vale do Javari (AM).
Em março, a agência Amazônia Real foi convidada a participar de uma operação de fiscalização dos indígenas Kanamari (que se autodenominam “Tukuna”). Eles criaram o grupo Guerreiros da Floresta para tentar combater a ilegalidade na região. Em 2022, enquanto estavam montando o grupo, os Kanamari ouviram de Bruno Pereira a promessa de que ele voltaria em 15 dias para ensiná-los a vigiar seus territórios. Em 5 de junho, o indigenista brasileiro e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados dentro do Vale do Javari, mas os Kanamari seguiram em frente. (Fotos: Bruno Kelly/Amazônia Real)
Leia a reportagem especial de Elaíze Farias em nosso site!
PT: http://amazoniareal.com.br/especiais/medio-javari/
EN: http://amazoniareal.com.br/especiais/middle-javari/
Esta reportagem faz parte do Projeto Bruno e Dom e é uma investigação colaborativa que reúne 16 veículos de 10 países. O consórcio foi constituído após a morte do jornalista britânico Dom Phillips e teve a liderança da Forbidden Stories, uma entidade que investiga o trabalho de jornalistas assassinados ou ameaçados.
Comentários
Postar um comentário